BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »
100%

sábado, 19 de setembro de 2009

Voce tem anorexia?

Era uma vez uma menina linda que adorava moda, desfiles e achava lindos os ossos saltados, típicos de top models. Só que essa garota tinha o quadril largo e as coxas grossas, típicos de nós, brasileiras. Ela, então, se achou gorda e fez um regime drástico. Quanto mais emagrecia, mais queria emagrecer. Ficou obcecada. Tá, tudo bem, essa menina foi inventada, mas o problema é real até demais e tem nome: anorexia. É um caminho no qual a saída é difícil de achar. Só que acontece, e bastante.

Eu me acho gorda, então tenho anorexia?

Reclamar do pneuzinho que salta da calça jeans é normal e a gente faz direto. A questão é quando todos os seus hábitos mudam por isso. Meninas anoréxicas ficam obcecadas por exercícios físicos (algumas chegam a malhar até de madrugada), fiscalizam a quantidade de óleo que a mãe coloca na comida e cortam alimentos importantes de suas refeições por conta própria. "Algumas garotas chegam até a largar do namorado, pois ele pode 'atrapalhá-la' querendo sair à noite pra comer e ela quer acordar cedo pra fazer exercícios físicos", conta Tommaso.

Minha mãe ama regime. Vou ter anorexia?

Para as nutricionistas Mara E. Lucia dos Santos e Alessandra P. Fernandes, isso pode ser um problema: "A referência feminina da garota é a sua mãe. Logo, angústias e preocupações excessivas são naturalmente transmitidas". Se você é do time que sente vontade de perder uma gordurinha aqui, outra ali, lembre-se de que regime só deve ser feito depois de encarar uma nutricionista.
Anorexia é fácil de curar?

Infelizmente, nem um pouco. "A garota com anorexia é rebelde ao tratamento. Na cabeça dela, ela não está doente e sim, gorda. Ainda que pese 30 quilos", explica Marco Antonio. É por isso que, no tratamento, "é preciso passar por psicoterapia, terapia nutricional, talvez até um endocrinologista e um psiquiatra também", conta o psicólogo.
Como se não bastasse, as garotas quando já estão magras demais têm problemas horríveis: "O cabelo cai; a pele fica opaca; o corpo, coberto por uma penugem devido a problemas hormonais. O organismo chega ao ponto de não fabricar mais hormônios. Além disso, a garota passa a sentir muito frio porque não há mais gordura no corpo", conta Tommaso.
E o mais grave: "o risco de morte para garotas com anorexia é de 20%", completa o especialista.

As pistas da anorexia

Quando emagrecer vira neura, algumas coisinhas são fáceis de sacar. Só tenha atenção, porque apenas um dos fatores sozinho não diz muita coisa, ok?

A menina com anorexia:

* Acha-se gorda e está sempre de regime.
* Usa roupas largas para disfarçar a magreza excessiva.
* Cobre o rosto com o cabelo para não parecer tão fininho.
* Tem a menstruação irregular ou nem menstrua.
* Adora trocar informações sobre dietas na Internet.
* Sente tontura, fraqueza e desânimo, mas tenta não demonstrar.Tem fases que a gente come mais um pouquinho mesmo e sai da linha, não é? Épocas com muitas festas são fatais. Mas não tem problema nenhum isso. É só manter uma dieta saudável e equilibrada depois, que tudo se resolve.

0 comentários: